VÍDEO: GUARDIÃS DO QUEIJO COALHO DO SERTÃO

O vídeo exibe o modo de vida das mulheres sertanejas no interior do Sergipe, que aproveitam o leite cru, importante recurso territorial, para elaborar o queijo Coalho artesanal. Com o soro, subproduto da produção de queijos, as mulheres alimentam seus suínos que, comercializados, geram renda suplementar, que contribui para a sustentabilidade da propriedade rural e a continuidade nessa terra nordestina, lugar de vida e labuta.

As camponesas “mulheres de opinião” são dos municípios de Monte Alegre de Sergipe, Porto da Folha, Nossa Senhora da Glória. No vídeo estas mulheres de opinião e seus familiares contam as histórias e mostram a importância da produção de queijo para a vida das famílias no alto Sertão Sergipano.

Em síntese, o vídeo nos convoca a reflexão sobre a produção de “alimentos identitários” no mundo rural, produção baseada pela demanda de mercado do consumidor urbano, que aprecia queijos artesanais. Trata-se de excelente trabalho que registra a vida real de mulheres guerreiras e corajosas que mantém a tradição do “Savoir-Faire” do legitimo e tradicional Queijo Coalho Artesanal do Sertão Alagoano. Na verdade, conta a história da sobrevivência dos produtores familiares e a produção desta iguaria, em todo o sertão nordestino.

Veja o vídeo no site:

https://www.youtube.com/watch?v=wJg9tZIpICA&feature=youtu.be

Realização: GRUPAM – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alimentos e Manifestações Tradicionais – Universidade Federal de Sergipe.

 

 

2 comentários em “VÍDEO: GUARDIÃS DO QUEIJO COALHO DO SERTÃO”

  1. Ola equipe,
    Gostei muito da matéria, estou abrindo uma mini fábrica de queijo qualho na minha fazenda no Ce.
    É possível uma troca de experiências.
    Com os melhores cumprimentos
    Jose Gabriel

    Responder
    • Olá José Gabriel, que bom saber que você gostou na materia sobre a Fazenda e Queijaria Santa Quitéria.
      Onde você está abrindo uma mini fábrica de queijo Coalho?
      Sim, é possível uma troca de experiências se o assunto é produção de queijo Coalho de leite cru.
      Abraços e muito sucesso.
      Prof. Fernando Mourão
      Fortaleza-CE.

      Responder

Deixe um comentário