Conheça o Sítio Aliança que fica em Santana do Itararé-PR: Caso de sucesso

Hoje vamos conhecer a história e caso de sucesso da propriedade leiteira, denominada “Sítio Aliança”, localizado no município de Santana do Itararé-PR. 

O município de Santana de Itararé localiza-se a 09 km da divisa entre os Estados do PR/SP. A distância até Curitiba (capital) é de 320 km, de Ponta Grossa, 220 km, e de Londrina, 230 km. Fica ainda há 367 km de São Paulo (capital) e 267 km de Sorocaba e sua população é estimada em 5.244 habitantes (Censo 2016). Portanto, trata-se de um pequeno município (Wikipédia, 2019).

Localização de Santana do Itararé no Paraná, Brasil
Foto crédito: Wikipedia

Há dois anos, Leomar e Marisa começaram a produzir queijos artesanais, depois que ganharam um Prêmio no Concurso de Queijos Artesanais do Paraná, realizado pela EMATER/PR em 2018, etapa de Londrina. Confira no link abaixo  o Concurso de Queijos Artesanais no PR.

https://www.youtube.com/watch?v=faoT2naYWLw&feature=youtu.be

O casal diz que “ainda está aprendendo muito a fazer queijos”.  O queijo produzido no Sítio Aliança é o queijo tipo Colonial, elaborado com leite cru de vacas Jersey com uso do pingo (soro fermento).

Visão da Queijaria artesanal do casal Leomar e Marisa – Santana de Itararé-PR.
Foto crédito: Marisa Martins

O Sítio Aliança tem 3,7 alqueires (ou 8,9 hectares), com 58 animais e fica localizado no município de Santana do Itararé, na região norte do estado do Paraná.

O município tem como base de sua economia a atividade agropecuária, como o feijão, milho, trigo, soja, frutas, aveia e triticale. O município é um dos maiores produtores de feijão do Paraná (Wikipédia, 2019).

Na pecuária, destaque-se o gado leiteiro que tem crescido, além do gado de corte, devido a novas técnicas implementadas na criação e na qualidade genética, melhorando a qualidade do leite e sua produtividade (Wikipédia, 2019).

Veja a seguir a entrevista com o Sr. Leomar Melo Martins, formado em Administração Rural e ex-Técnico Agrícola. Trabalhou durante 18 anos como comprador de leite em uma empresa multinacional.

QCB: Quando começou a ideia de produzir queijos em sua propriedade e como foi a sua evolução? Resposta Leomar: Desde 2003 que a família iniciou a produzir queijo, mas para consumo próprio. Foi no início de 2018, que começamos a produzir queijo tipo Colonial para comercialização, depois de participarmos de uma feira agropecuária e, sobretudo, após ganhar o segundo lugar no Concurso de Queijos Artesanais do Paraná, etapa regional de Londrina. Devo ressaltar que após ganhar este prêmio, as “portas se abriram”, “a mídia foi se alastrando” e os pedidos foram aumentando, inclusive de empórios de Londrina e Maringá. Em 2019, o mercado local e de cidades vizinhos abriram as portas e os pedidos foram crescendo.

QCB: Quanto de leite cru é processado hoje na sua propriedade? Leomar: Atualmente, produzimos 500 litros de leite por dia, sendo que são destinados somente 100 L/dia para produção de queijos. O restante é vendido a uma Cooperativa local. Ou seja, é uma produção extremamente familiar, mas com grande potencial para expandir na produção de queijos. As vacas são da raça Jersey, que dão em média 13,56 Kg de queijo para 100 litros de leite cru.

Visão da vacas Jersey e alimentação no Sítio Aliança – Santana de Itararé-PR
Foto crédito: Leomar Melo Martins

QCB: Quais são os principais produtos lácteos do Sítio Aliança e locais de venda dos queijos? Leomar: Além do leite cru que é vendido para uma Cooperativa,  temos dois queijos artesanais. O queijo Maná, que é pioneiro e ganhou o prêmio do Concurso em Londrina e o queijo Kara Melo, que foi lançado recentemente. Ele apresenta a casca bem consistente e a massa macia por dentro do queijo.

Queijo Maná (a esquerda) e Queijo Kara Melo (a direta)
Foto crédito: Leomar Melo Martins

Leomar: A comercialização dos produtos é feita em casa, nos arredores do sítio, aos amigos, nas feiras e por meio de pedidos na internet. Por trata-se de uma produção familiar e artesanal, a logística de distribuição e comercialização dos produtos é difícil e onerosa. Por este motivo, a maior preocupação no momento é  comercializar os produtos num raio próximo da propriedade, para que o consumidor receba um queijo da mesma qualidade que sua família consome, enfatiza Leomar.

Queijo artesanal tipo Colonial do Sítio Aliança
Foto crédito: Leomar Melo Martins

QCB: Fale um pouco de sua família e seu projeto de futuro. Leomar: A família é constituída de quatro pessoas: Leomar, Marisa, Lucas e Daniela. O Lucas tem 16 anos  e ajuda no trato da alimentação e a Daniela tem 17 anos e ajuda na ordenha do leite. Marisa é formada em Farmácia. Eu e minha esposa (Marisa) produzimos os queijos na nossa queijaria. Em resumo, temos mão de obra familiar e ainda contratamos terceiros em eventuais serviços na propriedade. Como PROJETO DE FUTURO, pretendemos continuar produzindo leite e queijos na nossa propriedade, preparando tudo para os nossos filhos continuarem na atividade pecuária leiteira.  Queremos é “tranquilidade e sossego” num pequeno sítio, como o nosso. Pensamos no futuro “montar um chalé para que as pessoas das grandes cidades venham desfrutar da natureza e da tranquilidade do Sítio Aliança.

Família Martins reunida  no Sítio Aliança (Lucas, Daniela, Marisa e Leomar – Da esquerda p/ direita).  Foto crédito: Leomar Melo Martins

Em resumo, o Sítio Aliança localizado no Norte do Paraná é um bom exemplo que é possível viver dignamente no campo, criando oportunidades de trabalho e renda para as futuras gerações.

Contatos com o produtor:  Celular/Whatsapp: (43) 99147-8286

12 comentários em “Conheça o Sítio Aliança que fica em Santana do Itararé-PR: Caso de sucesso”

  1. Eu tive o prazer de visitar esta familia unida em torno da produção com muito carinho.. ..muito bom conviver com os queijeiros do Paraná.. sinto-me feliz em trabalhar para volorizar o queijo artesanal do Paraná.

    Responder
  2. Visitamos o Leomar a Marisa e os filhos Lucas e Daniela, onde podemos ver a dedicação e a união da família, em busca de resultados em uma pequena propriedade. Eles provam que em pequena propriedade, podemos ter sucesso e dignidade, basta o esforço e a dedicação.

    Responder
  3. O melhor queijo que já provamos! Com goiabada então… fica divino.
    Sou de Londrina e torço para que esse tipo de produção seja cada vez mais valorizada na nossa região.
    Parabéns! Sucesso!

    Responder
    • Oi Ana, boa tarde!

      Realmente, uma combinação de queijo com goiabada é divina!
      E ainda melhor, com o queijo do Sítio Aliança de Santa do Itararé-PR.
      Divulgue com amigos e familiares a produção de queijos artesanais da sua região,
      que você estará dando GRANDE contribuição na Valorização destes produtos artesanais.
      Abraços, saúde e paz!
      Prof. Fernando Mourão
      Fortaleza-CE.

      Responder
    • Oi Luís Roberto, obrigado por acessar ao nosso site, de Londrina-PR.
      Acredito que seja difícil você ENCONTRAR Queijo Coalho Artesanal feito de leite cru em Londrina-PR.
      Sei que o estado do Paraná é um grande produtor de Queijo Coalho Industrial feito com leite pasteurizado.
      Portanto, você terá que se contentar com o queijo Coalho Industrial aí em Londrina.
      Abraços,
      Prof. Fernando Mourão
      Fortaleza-CE.

      Responder
        • Olá José, bom dia!
          Estive muito ocupado com minhas atividades acadêmicas, neste intervalo de tempo. Daí o motivo em responder-lhe!
          Não sei informar-lhe se você encontrará os queijos do Sítio Aliança na cidade de Londrina-PR.
          Segue os Contatos do produtor: Celular/WhatsApp:(43) 99147-8286
          Abraços e boas festas de final de ano.
          Prof. Fernando Mourão
          Fortaleza-CE.

          Responder

Deixe um comentário