Conheça a Queijaria Maria Quitéria, localizada em Jaguaribe, Ceará, Brasil.

Prezad@s leitor@s e apreciador@s de queijos artesanais do Brasil e do Exterior! Vamos dar início hoje a uma série de reportagens sobre as queijarias artesanais localizadas no Ceará, mais especificamente as que produzem o queijo Coalho de leite cru e estão localizadas na região do Jaguaribe, Ceará, Brasil.

Localização da Queijaria Maria Quitéria no Ceará, Brasil. Crédito: Google map.

A primeira matéria é sobre a QUEIJARIA MARIA QUITÉRIA. Veja a entrevista completa, concedida pelo Sr. José Flávio Pinheiro Diógenes (JF), proprietário da Fazenda e Queijaria Maria Quitéria ao site Queijo Coalho Brasil (QCB).

1- QCBComo começou a história queijeira na sua família? Seus antepassados (pais ou avós) já trabalhavam com queijo Coalho? Resposta JF: O meu pai sempre fez queijo Coalho de leite cru, e ele me dizia que seus avós também faziam queijo há muitos anos e usavam o coalho do preá (enzima do estomago do animal silvestre) para produzir o queijo Coalho.

Nota: “Preá” se originou do termo tupi apere’á[3] . Pequeno roedor, encontrado na região nordeste do Brasil[4]

Visão Geral da Queijaria Santa Quitéria – Foto crédito: José Flávio

2- QCB Quando foi que você começou a vender queijo Coalho de Jaguaribe? Se puder conte detalhes de como tudo começou. JF: Tudo começou em 1975, quando fui estudar em Fortaleza. Naquela época não se falava em dinheiro (era proibido!). Então, meu pai mandava queijo para eu vender e me sustentar em Fortaleza. Lembro-me que “no domingo vinha um ônibus de Pereiro-CE para Fortaleza, no qual era enviado os queijos para mim. Durante a semana, eu vendia os queijos e com este dinheiro, era pago minhas despesas na capital cearense”.

3QCB- Em que ano você conseguiu registrar a sua Queijaria e seu queijo Coalho na ADAGRI? Foi muito difícil e oneroso? JF: No dia 30 de julho de 2007, consegui o registro (S.I.E) de minha queijaria e produto lácteo junto à ADAGRI (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará). Na época, fizemos por conta própria (sem acessória técnica) e tivemos que correr atrás de toda documentação necessária. Por isso demorou quase 1 ano e os custos foram adequados no registro da Queijaria. Entretanto, os custos maiores foram na adequação da Queijaria para obtenção do Registro S.I.E junto à ADAGRI, o que é normal, finaliza José Flávio.

Visão geral do interior da queijaria. Foto crédito: José Flávio.

4- QCA– Seu queijo Coalho artesanal, marca Maria Quitéria, já ganhou prêmios em concursos de queijos. Você poderia citar o mais importante e o ano? JF: Nosso queijo Coalho ganhou o terceiro lugar no ENEL-2010 ( Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados) realizado em Aracajú e em primeiro lugar no ENEL-2012, realizado em Imperatriz, no Maranhão. Foto crédito: José Flávio.

Queijo Coalho da Fazenda Maria Quitéria, Jaguaribe-CE. Foto crédito: Fernando Mourão.

Nota: Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em pesquisa divulgada em 2018, a produção média de leite de vacas Girolando meio sangue, ou seja, que são fruto do cruzamento de raças de Holandesa e Gir leiteiro, no período médio de lactação das vacas da raça, de 305 dias, foi de 5.041 litros.

Câmara Fria – Foto crédito: JF.

6- QCB- Quais são seus principais clientes e onde estão localizados? JF: Meus principais clientes são padarias e estão localizadas no centro de Fortaleza e no bairro da Aldeota. São meus clientes há 37 anos.

7- QCB- Quantos funcionários você tem e quantos se ocupam da ordenha do leite e na produção de queijo Coalho? JF: Na propriedade, no total temos 16 colaboradores, sendo 02 funcionários na produção do queijo Coalho, 05 na ordenha do leite e 09 pessoas na manutenção da Fazenda e suporte na produção do leite.

8- QCB– Você é autossuficiente de leite ou depende de fornecedor de leite? JF: Sim, tenho a própria produção de leite e sou autossuficiente.

9-QCB– Na sua opinião, o que deveria ser feito para melhor a valorização e preço do queijo Coalho artesanal no mercado? JF: Penso que deveria “barrar a entrada de queijo Coalho vinda de fora (Bahia e Pará) para evitar a concorrência desleal com o queijo Coalho artesanal produzido no Ceará”.

10-QCB – Na sua opinião, qual é o maior problema enfrentado pelo produtor de queijo Coalho artesanal no Ceará? JF: Repito, o maior problema é o queijo Coalho industrial produzido fora do Ceará (e dizem ser produzido em Jaguaribe-CE) para concorrer com o queijo Coalho artesanal de Jaguaribe-CE. Este problema é antigo é nunca foi resolvido, afirma José Flávio.
11-QCB – Para finalizar acrescente mais informações sobre a sua atividade queijeira. Fique à vontade! JF: Vejo assim… só se produz um produto de Qualidade com matéria prima de Qualidade, ou seja, com leite de Qualidade. E as palavras Qualidade e Conformidade representam tudo na minha atividade queijeira.

Dados Gerais da Queijaria Maria Quitéria:

Proprietário: José Flávio Pinheiro Diógenes (Zé Flávio) – Contatos: Cel./Whatssap: + 55 (85) 98123-6400.

Localização: Fazenda Maria Quitéria, distante 42 km de Jaguaribe, Ceará.

Registro do produto: Selo S.I.E, desde julho 2007.

Prêmios ganhos em concursos: ENEL-2010 e ENEL-2012.

Produção de leite e queijo Coalho/dia: 1.200 L leite e 125 Kg queijo.

Gado vacum predominante: Girolando.

Alimentação vacas: Pastagem natural nativa, com adição de concentrado de milho, soja e sal mineral (período de chuvas) e Ensilagem na estiagem (período seco).

Principais clientes: Padarias localizadas em Fortaleza.

Número de empregados na fazenda: 16 pessoas.

Autossuficiente na produção de leite: 1.200 L/dia.

Resumindo, a Queijaria Santa Quitéria é um exemplo típico de uma queijaria artesanal que tem uma longa história, “terroir” e tradição (“Savoir-faire”) na produção do queijo Coalho artesanal, procurou sua legalização em julho de 2007 e vem gerando empregos e renda no campo.

Nossos sinceros agradecimentos ao produtor José Flávio e a sua filha por conceder esta entrevista.

Fontes: [3] e [4] -Wikipédia (2021).

8 comentários em “Conheça a Queijaria Maria Quitéria, localizada em Jaguaribe, Ceará, Brasil.”

  1. Parabéns ao senhor José Flávio que, apesar das adversidades nunca desistiu e muito tem contribuído para o sustento e dignidade de muitas famílias daquela comunidade!
    Parabéns ao senhor Mourão por valorizar o que temos de melhor, o queijo coalho artesanal de Jaguaribe.

    Responder
    • Muito obrigado Sra. Lenimar Diógenes pelo seu comentário no nosso site e suas palavras de elogios. Realmente, o Sr. José Flávio é um grande exemplo, que apesar de todas adversidades, conseguiu vencer na vida e tem dado sua contribuição na geração de empregos e renda na zona rural. Atualmente, um dos maiores problemas do Brasil é o DESEMPREGO. Portanto, o Sr. José Flávio tem demonstrado que a produção de Leite e Queijo Coalho Artesanal é uma atividade econômica viável no sertão do Ceará.

      Responder
  2. Parabéns ao Sr José Flávio. Todos da minha família são amantes desse queijo. Quando morávamos em Fortaleza só comprávamos dele. Ao nos mudar para o Espírito Santo a saudade desse queijo era tanta que ao passar férias no Ceará sempre levávamos na mala de volta pra casa. E hoje morando na Dinamarca sinto mais falta ainda. Tive a oportunidade de ir uma vez ao Ceará, comprei, congelei e trouxe 1kg na mala. Fez o maior sucesso aqui. Um pena não exportar ou até mesmo ter sua venda comercializada em todo país.

    Responder
    • Oi Marcela Lira, obrigado por acessar ao nosso site da Dinamarca e deixar seu comentário sobre a Qualidade do Queijo Coalho Maria Quitéria produzido em Jaguaribe, Ceará, Brasil pelo Sr. José Flávio. Realmente, o queijo Coalho pode ser congelado e transportado para qualquer lugar do mundo sem problema. Que bom saber que o queijo Coalho artesanal de leite cru fez o maior sucesso na Dinamarca. Estamos na luta para aprovação do Art.9, da LEI DOS QUEIJOS ARTESANAIS DO BRASIL que irá flexibilizar a sua comercialização em todo o país.
      Forte abraços e sucesso.
      Prof. Fernando Mourão
      Fortaleza-CE-Brasil.

      Responder
    • Claudiney Vasconcelos, bom dia!

      Nosso site não comercializa queijos. Nosso objetivo é divulgar e valorizar os Queijos Artesanais, como o nosso Queijo Coalho Artesanal feito de leite cru. Geralmente, os produtores deste tipo de queijo artesanal são pequenos produtores e não tem uma grande estrutura de entregas. Daí porque só entrega nas sexta-feira!
      Procure no nosso site: ONDE COMPRAR ==>Contatos diretos com vários produtores de queijo Coalho artesanal no Ceará e outros estados.
      Abraços e boa sorte!

      Responder

Deixe um comentário