Seminário sobre Indicações Geográficas em Caicó-RN foi um sucesso

Conforme anunciado em nosso site, foi realizado em Caicó-RN, no período de 24 a 25 de agosto, o I Seminário sobre Indicações Geográficas e Marcas Coletivas. Fomos informados que o referido evento foi um sucesso e atendeu as expectativas do produtores e parceiros presentes. Parabéns aos organizadores do evento e em especial ao Escritório do SEBRAE, da cidade de Caicó-RN.

Relatamos a seguir, o que aconteceu no Seminário realizado em Caicó-RN, de acordo com visão do veterinário Valdivan, nosso colaborador, que esteve presente e participou do referido evento.

Dia 24 de Agosto – Primeiro dia do Seminário

Manhã – Abertura: Mesa com representantes dos organizadores e das instituições parceiras e envolvidas na causa, como SEBRAE-RN e SENAR-RN, IFRN-Currais Novos, Natal, Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRN, Prefeitura Municipal de Caicó-RN, Senadora Zenaíde Maia (PROS-RN), Banco do Nordeste do Brasil e outros. Em seguida, houve a apresentação de três importantes palestras, descritas resumidamente a seguir:

I Seminário sobre Indicação Geográfica – Marcas Coletivas – Foto crédito: Valdivan

Primeira Palestra: Higor Freitas – Gerente executivo da APROCAN – Nesta palestra, Higor Freitas fez um relato de toda experiência da região produtora de queijo minas da Canastra-MG, da organização dos produtores artesanais, ressaltando os esforços e parcerias que tiveram de realizar, para atingir os objetivos e construir a “marca coletiva” e também o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) do queijo da Canastra. Higor ressaltou também os ganhos e conquistas com a obtenção desta IG. Com a criação da Associação Produtores de Queijo da Canastra – APROCAN e a obtenção da IG do queijo da Canastra, houve um ganho de preço no produto final, ou seja, o produto triplicou de preço. Além disso, com a “marca registrada” foi possível interditar/proibir o uso inadequado da mesma no Brasil e no exterior.

Palestra do Gerente Executivo da APOCRAN – Canastra -MG . Foto crédito: Valdivan

Segunda Palestra: Profa. Dra. Andréia de Alcântara Cerizza – IFSP campus Birigui-SP.

Palestra da Profa. Dra. Andréia de Alcântara – Foto Crédito: Valdivan

Sua palestra foi mais motivacional com o objetivo de mostrar a importância do “associativismo e também o “conceito de essência” para o processo de organização, mobilização e construção da Associação. A profa. Andréia ressaltou ainda a importância da cultura e tradição na produção do queijo Manteiga na região do Seridó. A Dra. Andréia é uma grande incentivadora e apoiadora do projeto sobre IG de queijos e manteigas artesanais, desenvolvido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Currais Novos.

Terceira Palestra: Acácio Brito – Analista técnico e gestor de projetos do Sebrae-RN

Nesta palestra, Acácio relatou as ações realizadas pelo Sebrae-RN em favor dos queijos artesanais no estado do Rio Grande do Norte e as próximas ações. Expos em detalhes os programas de apoio ao queijo artesanal potiguar.

Palestra do Acácio Brito – Sebrae-RN. Foto crédito: Valdivan

Tarde – Visita a Queijaria JC – Caicó-RN – Esta queijaria artesanal foi inaugurada recentemente, atende a todas exigências sanitárias e teve o apoio financeiro do Governo do Estado RN em parceria com o Banco Mundial. Veja nas fotos as instalações físicas e equipamentos da Queijeira JC.

Visão geral da área de produção queijeira JC
Fotos créditos: Valdivan
Visão dos tanques de fabricação em Inox

Resumindo, parabéns ao estado do Rio Grande do Norte que tem demostrado vanguarda e muito interesse na valorização e defesa de seus queijos artesanais, desde a criação da Lei Estadual nº 10.230, de 7 de agosto de2017 (Lei Nivardo Mello), que regulamentou a produção e comercialização de queijos e manteiga artesanais do Rio Grande do Norte.

Parabéns ao Sebrae-RN, pela organização do exitoso evento!

Deixe um comentário