Reunião com o Superintendente do MAPA-CE.

Na manhã da sexta-feira (08/nov/2019) ocorreu uma Reunião com o novo Superintendente do MAPA no Ceará, Sr. Francisco Milton Neto Holanda, para tratar da implantação do SISBI em quatro municípios cearenses.

Estiveram presentes na Reunião, realizada no Gabinete do Superintendente do MAPA-CE, as seguintes pessoas: Edmundo Araújo, Secretário da Agricultura do município de Morada Nova; Eduardo Júnior, Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais e Representante do SENAR de Morada Nova; Raniere, Médico veterinário; Anderson, Técnico Agrícola, ambos da Secretaria de Agricultura de Morada Nova. Foi convidado e participou também desta Reunião o Prof. Fernando Mourão (UECE) e Editor do site Queijo Coalho Brasil.

Fernando Mourão, Raniere, Eduardo Júnior, Neto Holanda, Edmundo e Anderson
Foto crédito: Fernando Mourão

Inicialmente, o Superintendente do MAPA-CE, Neto Holanda, disse que “ficou feliz pela preocupação (em manter o S.I.M.) do Secretário da Agricultura, Edmundo Araújo, e seu desejo de implantar o SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) em Morada Nova”. 

O SISBI-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA) e tem como objetivo principal padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

Logo SISBI – Crédito: MAPA

O município de Morada Nova tem grande extensão territorial, com distrito que fica a mais de 60 Km da sede municipal, e produz cerca de 150 mil litros de leite por dia, afirmou Edmundo Araújo, Secretário da Agricultura.

Neto Holanda, disse que uma de suas metas na Superintendência do MAPA-CE é implantar o SISBI em Sobral, Juazeiro do Norte, Morada Nova e Quixeramobim, devido estes municípios terem implantado o S.I.M, ou seja,  Sistema de Inspeção Municipal. Mas isto não impede que outros municípios façam o mesmo caminho. 

Segundo Neto Holanda, “o município que possui o S.I.M. necessitará adequar mais dois passos para implantar o SISBI”, que é de responsabilidade do MAPA. Com o SISBI, os produtos artesanais de origem animal (incluso os queijos artesanais) podem ser vendidos fora do Ceará”.

Para tanto, o município interessado em implantar o SISBI terá todo suporte do MAPA-CE, ressaltou o Superintendente Holanda Neto. 

Ressaltando aos nossos leitores, por meio do selo S.I. F. (Serviço de Inspeção Federal) e do SISBI-POA, de responsabilidade do MAPA, é permitido a venda de produtos de origem animal fora do Estado de origem. O selo S.I.E (Serviço de Inspeção Estadual), no estado do Ceará, é da responsabilidade da ADAGRI, permite a venda apenas no estado. Por fim,  o  selo S.I.M, autoriza a venda de produtos de origem animal somente no município de origem e fica sob sua responsabilidade.

No caso específico de pequenos produtores de produtos de origem animal, a sugestão do Superintendente do MAPA-CE é a criação de uma Cooperativa, pois resolveria muitos problemas, tais como a manutenção das características do produto artesanal e o baixo custo financeiro para membros da Cooperativa, na implantação do SISBI.

A reunião na Superintendência do MAPA-CE foi muito proveitosa e produtiva. Esperamos que, em breve, o SISBI seja implantado no município de Morada Nova e outros.

Deixe um comentário