Queijo Coalho Artesanal de Jaguaribe um patrimônio do Ceará a ser preservado

Na visão do renomado Chef de Cuisine cearense Fernando Barroso, o queijo Coalho artesanal de Jaguaribe representa um patrimônio imaterial do Ceará, pela sua tradição, história e gastronomia.

Para quem não conhece o pesquisador em Gastronomia, Fernando Barroso, ele é o Coordenador Geral da Expedição Ceará Gastronômico e também produtor e apresentar o Programa “Ceará à Mesa”, na TV O POVO.  

No vídeo Ceará à Mesa, Fernando Barroso ressalta que o Projeto de Lei (PL No. 087/2019) em tramitação na Assembléia Legislativa do Ceará, que resgata o queijo Coalho artesanal como um patrimônio do Ceará, seguindo a tendência mundial, caso dos seculares queijos artesanais na França e a tendência nacional, caso do queijo da Serra da Canastra em Minas Gerais. 

A França passou por sérias restrições com a chegada da União Européia, com relação a vigilância sanitária, aos procedimentos, as normas e os padrões….Mas tudo foi resolvido e chegou-se a um consenso, afirma Fernando Barroso.

É esse grande desejo deste site, desde sua criação em janeiro de 2017, ou seja, tornar o queijo Coalho Artesanal reconhecido como um patrimônio imaterial e gastronômico do Ceará, do Nordeste, do Brasil. O trabalho de reconhecimento do queijo Coalho Artesanal foi iniciado, mas ainda tem um longo caminha a ser percorrer. Vamos em frente!

Confira o vídeo “Ceará à Mesa” no link: https://www.youtube.com/watch?v=39e9Y7YZl_w&feature=youtu.be

Deixe um comentário