Prêmio Queijo Brasil (2019) será realizado em Florianópolis/SC.

O V Prêmio Queijo Brasil será realizado no período de 18 a 21 de setembro próximo na cidade de Florianópolis em Santa Catarina. O maior evento nacional envolvendo queijos artesanais do Brasil é organizado pela ComerQueijo (Associação de Comerciantes de Queijos Artesanais Brasileiros) que esse ano contará com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Visão da avenida Beira Mar na bela cidade de Florianopolis/SC.
Foto: Internet

O Prêmio Queijo Brasil tem contribuído muito na construção de uma nova história do queijo artesanal brasileiro, agregando todos os atores envolvidos na cadeia produtiva, como os produtores e comerciantes de queijos artesanais, consumidores, jornalistas, chefs de cozinha, donos de bares e restaurantes e entidades públicas e privadas em prol do queijo nacional, que atualmente, envolve cerca de 170.000 famílias em todo o Brasil.

Dentre os objetivos do Prêmio Queijo Brasil, pode-se destacar os seguintes pontos:

  • Divulgar a diversidade dos queijos artesanais produzidos no território brasileiro.
  • Fortalecer a integração entre os agentes da cadeia produtiva do queijo artesanal brasileiro (QAB).
  • Reconhecer e valorizar o produtor artesanal que prioriza a qualidade de seu produto.
  • Estimular a melhoria da qualidade dos queijos artesanais por meio do intercâmbio de conhecimentos entre produtores, consumidores e especialistas no assunto.
  • Estimular o aumento do mercado consumidor de queijos artesanais brasileiros.
  • Promover o debate sobre a necessidade de atualização das legislações vigentes, a fim de compreender a nova realidade do QAB.
  • Promover a geração de emprego e renda no campo, favorecendo milhares de famílias.

Como funciona o Concurso Nacional de Queijos?

Primeiro, os queijos são inscritos para o Concurso por seus produtores e/ou representantes, que serão avaliados por “chefs de cuisine”, jornalistas, especialistas em queijos, produtores e consumidores previamente selecionados e capacitados pela organização do evento.

Os queijos serão avaliados às cegas, ou seja, sem que os jurados possam identificar a sua origem e serão premiados por categorias. O corpo de jurados é composto de dois grupos: Técnico e Sensorial. Os jurados do grupo Sensorial avaliam os queijos do ponto de vista comercial, ou seja, buscando as qualidades gustativas (sabor) e olfativas (aroma). Enquanto, os jurados do grupo Técnico avaliam os queijos quanto a possíveis problemas de fabricação (aspecto e aparência, textura). A soma total de pontos das duas avaliações determinará qual será a premiação do queijo avaliado.

Deve-se destacar que cada queijo inscrito no Concurso receberá o resultado da sua avaliação, com o objetivo de dar um retorno (”feed-back”),  possibilitando a melhoria da qualidade do seu produto artesanal e melhores condições comerciais.

Em síntese, a ideia principal do Prêmio Queijo Brasil é oferecer algo diferente ao produtor artesanal, além do reconhecimento por medalhas, mas sobretudo, pelo seu trabalho e a qualidade do seu queijo. 

Se você é produtor (a) de queijo artesanal e tem interesse em participar do V Prêmio Queijo Brasil, preste atenção para datas e prazos de inscrição:

Prazo para Inscrições: Do 25 de Julho até 26 de Agosto/2019.

Avaliação dos Queijos no V Prêmio Queijo Brasil: 18 e 19 de Setembro/2019.

Resultado do concurso e Seminário Nacional de Produtos Artesanais de Origem Animal – Lei do Selo ARTE: 20 de Setembro/2019.

Prazo Máximo para recebimento de Queijos (Queijos frescos, favor entrarem em contato com a organização do evento): Até 15 de Setembro.

Para mais informações acessar ao link:

http://premioqueijobrasil.com.br/index.php/evento/como-funciona

Nota: O próximo Prêmio Queijo Brasil (2020) será realizado no Nordeste, mais precisamente na cidade de Fortaleza, Ceará, segundo informou a Direção da ComerQueijo ao editor deste site.

Deixe um comentário