QUEIJARIBE – Associação dos Produtores de Leite e Derivados de Jaguaribe-CE.

Entrevista concedida pela atual Presidenta da Associação dos Produtores de Leite e Derivados de Jaguaribe (QUEIJARIBE), Sra. Francisca Izaína Diógenes Peixoto. Formada em Administração de Empresas pela UNIFOR, Izaína Diógenes pertence  a uma família com um século de tradição queijeira no Nordeste do Brasil. Desde sua infância já acompanhava a avó fazendo queijo.

Queijo Coalho Brasil (QCB): Quando foi criada a QUEIJARIBE e quantos sócios possui atualmente?

QUEIJARIBE (Izaína): A QUEIJARIBE foi fundada em 29 de maio de 2005 com 34 sócios e, atualmente temos 25 sócios.

QCB: Qual é o principal objetivo da QUEIJARIBE?

Izaína: O objetivo principal da Associação é fortalecer através do associativismo, a atividade dos produtores de queijos e leite da região de Jaguaribe, Ceará.

QCB: Quais são os principais eventos que a QUEIJARIBE tem participado nos  últimos anos?

Isaína: Participamos de importantes eventos nos últimos anos, como o X ENEL (Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados) em outubro de 2012, em Imperatriz-MA, quando naquela ocasião, um produtor da QUEIJARIBE, ganhou o prêmio de melhor queijo Coalho do Nordeste; várias edições do PecNordeste em Fortaleza, da FENERJ (Feira de Negócios da Região Jaguaribana – Edição AgroLeite), grande evento realizado pelo SEBRAE e a Prefeitura Municipal de Jaguaribe  em novembro 2016 na cidade de Jaguaribe-CE. Participamos também de várias exposições, festivais e concursos de queijos em outros municípios cearenses, como em Quixeramobim, Limoeiro do Norte e Jaguaribe e em outros Estados como Campina Grande-PB, Natal-RN, São Luis-MA, Maceio-AL. Viagem à Juiz de Fora-MG para participar do Congresso Nacional de Laticínios, da Expomaq e de uma visita ao Campo Experimental de Coronel Pacheco da EMBRAPA Gado de Leite (2007). Participação no I Encontro da Cadeia Produtiva de Queijo Coalho do Nordeste (2009) e do Primeiro Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil (2011). Participamos ainda do Festival de Queijo em Jaguaribe, desde sua primeira edição em 2006. Em síntese, a QUEIJARIBE tem participado de várias missões e visitas técnicas à Instituições públicas e privadas nos últimos anos.

QCB: O que representa o Festival do Queijo realizado anualmente na cidade de Jaguaribe?

Isaína: Para nós da QUEIJARIBE, o Festival do Queijo de Jaguaribe é uma excelente oportunidade de negócios e divulgação de nossos produtos e representa um reconhecimento para nossa categoria.

QCB: Qual é a produção mensal de queijo Coalho dos associados da QUEIJARIBE?

Izaína:  A nossa estimativa é de 108.000 kg /mês, ou seja, em torno de 1.300.000 kg de queijo Coalho por ano, somente dos associados da QUEIJARIBE.

QCB: Quais são os principais destinos ou locais de venda do queijo Coalho artesanal produzido pelos sócios da QUEIJARIBE?

Izaína: Fortaleza, São Paulo, Rio Grande do Norte, Paraíba e venda local.

QCB: Como está o processo de registro das queijarias (produtores) junto à ADAGRI – Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará?

Izaína: Temos sócios que iniciaram esse processo, mas por conta das muitas exigências e burocracia ainda não conseguiram o registro. Hoje, temos apenas 5 produtores com o registro no Serviço de Inspeção Estadual – SIE.

QCB: Quais são os principais gargalos encontrados pelos produtores associados da QUEIJARIBE?

Izaína: A cultura individualista (cada um por si) que não favorece o associativismo, a falta de força política para alavancar o setor lácteo, como também a escassez de chuvas nos últimos anos.

QCB: Quais são as principais propostas da QUEIJARIBE para resolver estes problemas?

Izaína: Além dos gargalos acima citados, temos a pouca adesão de sócios, talvez por conta do seu não enquadramento na Lei do Ministério da Agricultura (MAPA) para com o queijo artesanal, elaborado de leite cru.

Além disso, é preciso regulamentar as queijeiras que trabalham com o leite cru, por meio de uma legislação adequada ao produtor de queijo Coalho artesanal. É preciso dar apoiar financeiro e técnico ao pequeno produtor em suas diversas tarefas, principalmente na questão da alimentação do gado, como por exemplo, cursos de capacitação tecnológica na alimentação do gado de leite; Criação de um Entreposto (Centro) de comercialização, para que o produtor se liberte do atravessador; Implantação de um Monumento (ou Museu) do queijo Coalho na cidade de Jaguaribe-CE mostrando que cidade é a “terra do Queijo Coalho”, sendo um atrativo turístico (e cultural), dando maior divulgação do nosso produto;  Por fim, seria criar o “festQueijo” para a maior divulgação do nosso produto e um “momento de encontro dos queijeiros” de uma forma festiva para com isso ter uma maior integração dos seus sócios.

DIRETORIA DA QUEIJARIBE:

Presidente: Francisca Izaína Diógenes Peixoto

Vice-Presidente: Francisco Diógenes Netto

Primeira Tesoureira: Ivanete Gomes Barros de Melo

Segundo Tesoureiro: Antonio Carlos de Freitas

Primeiro Secretário: Kátia de Sá Pereira Diógenes

Segunda Secretária: Maria Zimar Pinheiro Diógenes

Conselho Fiscal: Expedito Fernando Carvalho Diógenes, José Flávio Pinheiro Diógenes, Raimundo Miranda Sobrinho, Marcos Aurélio Bezerra, Hélio de Sá Pereira Barreira, Luis Maia de Queiroz Júnior

Para conhecer mais sobre o Festival do Queijo de Jaguaribe acesse o site:

http://kilokura.com/coberturas/ix-festival-do-queijo-coalho-de-jaguaribe/pagina/6/

 

Nome fantasia: QUEIJARIBE

Razão Social: ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE LEITE E DERIVADOS DE JAGUARIBE

 

Endereço: Av. 8 de novembro, s/n, Sala 1, Bairro Centro

Cidade: Jaguaribe-CE. CEP 63.475-000

Telefone contato: (88)99651-9392 – Falar com Kátia Diógenes

24 comentários em “QUEIJARIBE – Associação dos Produtores de Leite e Derivados de Jaguaribe-CE.”

    • Caro Nairo, boa tarde!
      Um dos objetivos deste site é divulgar onde comprar queijo Coalho artesanal, feito de leite cru.
      Portanto, basta você acessar no item “Onde Comprar” do site. Lá você encontrará vários endereços.
      Como você pretende revender o produto em Fortaleza, recomendo-lhe contatar diretamente o produtor de queijo Coalho.
      Abraços e boa sorte!

      Responder
    • Prezado Emerson Lino, boa tarde!
      Me desculpe pela demora em responder-lhe. Estive viajando (de 16 a 20/05) para Belo Horizonte (MG), onde participei de dois eventos sobre queijos artesanais do Brasil.
      Infelizmente, não poderei atender seu pedido, pois não vendo queijos. Sou somente um DEFENSOR dos queijos artesanais do Brasil, como o queijo Coalho artesanal.
      Mas você poderá contatar diretamente os produtores de queijo Coalho artesanal que estão no ONDE COMPRAR na página inicial do nosso site.
      Obrigado por acessar nosso site e boa sorte!

      Responder
  1. ola Bom dia..Meu nome é Neto sou técnico em zootecnia-área profissional da agropecuária- Sempre ouvi falar sobre o potencial da bacia leiteira de vcs..Bem como da qualidade e singularidade dos seus queijos..Gostaria de saber mais sobre a bacia leiteira do vale do Jaguaribe.

    Responder
    • Olá Antônio Oliveira Neto,

      Inicialmente, obrigado por acessar ao nosso site.
      Para você saber mais sobre a bacia leiteira do Vale do Jaguaribe-CE, recomendo-lhe que fazer um levantamento bibliográfico sobre o assunto.
      O nosso livro sobre Queijo Coalho Artesanal do Nordeste do Brasil trata no capitulo 2, o potencial da bacia leiteira da cidade de Jaguaribe-CE e das qualidades peculiares do queijo Coalho artesanal produzido nesta cidade.
      Resumindo, a região do Vale do Jaguaribe-CE apresenta um grande potencial para produção de leite e seus derivados.

      Responder
    • Prezada Kércia Bastista, obrigado por acessar ao nosso site. Você deverá falar diretamente com a QUEIJARIBE ou outro produtor que recomendamos no site, para revender queijos em Aracati.
      Nosso site tem apenas o objetivo de “defender e valorizar” o queijo Coalho artesanal, feito de leite cru.
      Abraços e boa sorte!

      Responder
    • Prezada Kércia Batista,
      Conforme disse-lhe anteriormente, via e-mail, nosso SITE não VENDE queijo Coalho artesanal, mas recomendamos PRODUTORES do produto com qualidade e segurança.
      Para tanto, basta você acessar na página principal do SITE o link “ONDE COMPRAR”. Nele você ENCONTRARÁ produtores de queijo Coalho artesanal no Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
      Abraços e bons negócios!

      Responder
    • Caro Pedro Paulo, boa noite!
      Obrigado por acessar ao nosso site.
      Nós não comercializamos queijos. Nós somente divulgamos o queijo Coalho artesanal em nosso site.
      Para obter informações sobre o queijo de Jaguaribe, veja os contatos em nosso site: ONDE COMPRAR.
      Lá você encontrará dois produtores de Jaguaribe, Ceará.

      Abraços e boas vendas!

      Responder
    • Caro Francisco da Costa, boa tarde!

      Me desculpe o atraso em responder-lhe.
      O nosso Site não vende queijos, mas apenas defende e valoriza o nosso Queijo Coalho Artesanal, elaborado com leite de vaca cru, há mais de 400 anos no Nordeste do Brasil.
      Entre em contato direto com os produtores de queijo Coalho artesanal, que informarão o preço do Kg do produto. Com certeza, você ganhará dinheiro na revenda do produto lácteo artesanal em Fortaleza, pois você conhecerá a procedência, o (a) produtor(a) e a qualidade do produto artesanal.
      Basta você clicar “ONDE COMPRAR” na página principal do site http://www.queijocoalhobrasil.com
      Abraços e boa sorte!

      Responder
    • Caro Sansão Viana Filho, obrigado por acessar ao nosso site.
      Nós não trabalhamos com Mussarela sem lactose. Na verdade, não produzimos nenhum tipo de queijo.
      Nosso negócio é defender e valorizar o queijo Coalho artesanal, produto lácteo típico do Nordeste.
      Atenciosamente,
      Prof. Fernando Mourão
      Fortaleza-CE.

      Responder
  2. Aonde encontro fábrica de queijo mussarela pois estou montando uma distribuidora de frios e necessito telefone e endereço dessas fabricas e distribuidora

    Responder
    • Caro Arnaldo Bezerra Sampaio, boa tarde!
      Obrigado pelo acesso ao nosso site.
      Vou passar-lhe o contato do Laticínios Santana, que produz queijo Mussarela de qualidade e bom preço. Faz entrega semanal em Fortaleza.
      Laticínios SANTANA
      BR-116, Km-291 – Zona Rural-Jaguaribe-CE
      (88) 99831-7603 – Falar com o Francisco Adelino

      Responder
    • Caro Rafael Barros,
      Soube que a QUEIJARIBE está desativada atualmente.
      A procura por queijo Coalho artesanal aqui no Ceará está grande e muitos produtores não estão atendendo nem aos pedidos dos clientes antigos.
      Procure contatar o EBERTON (QUEIJARIA DO TON), que ele vende para São Paulo, Capital.
      Abraços e boa sorte!

      Responder
    • Caro Abílio Filho Patriota, bom dia!
      Obrigado por acessar ao nosso site!
      Nós não produzimos e nem vendemos queijo Coalho artesanal (QCA).
      Nosso site é somente um grande defensor e divulgador do QCA do Nordeste do Brasil.
      Procure na ABA do site: “ONDE COMPRAR”, que você contatará alguns produtores de QCA.
      Abraços e boa sorte!
      Prof. Fernando Mourão
      Fortaleza-CE.

      Responder
    • Caro José Wilson, bom dia!
      Obrigado por acessar ao nosso site!
      Nós não produzimos e nem vendemos queijo Coalho artesanal (QCA).
      Nosso site é somente um defensor e divulgador do QCA do Nordeste do Brasil.
      Procure na ABA do site: “ONDE COMPRAR”, que você contatará alguns produtores de QCA.
      Abraços e boa sorte!
      Prof. Fernando Mourão
      Fortaleza-CE.

      Responder
  3. Olá bom dia me chamo Suzana moro em Pajuçara tem um pequeno comércio gostaria de trabalhar com revenda de queijos como que faço para conseguir os queijo diretamente da fábrica com preço de revenda bem proporcional

    Responder

Deixe um comentário