História do Queijo Coalho de Jaguaribe, Ceará

Reproduzimos o texto de autoria da Professora e Doutora Ivaneide Barbosa Ulisses, da Universidade Estadual do Ceará, que fala como os primeiros produtores de queijo Coalho artesanal do município de Jaguaribe-CE passaram (e ainda passam), desde o final do século XX, buscando se adaptarem as exigências das “Boas Práticas de Fabricação“. 

O trabalho  conta também como o alimento queijo Coalho é significativo na História de Jaguaribe, chegando a interferir na elaboração de significados e interpretações sobre a “preservação e memória“, “tradição e o fazer local“. 

Em síntese, a autora do artigo tenta explicar a partir de uma narrativa histórica desde a colonização do município, encontrada em diferentes registros (dos anos 1970 até 2018), como o alimento queijo Coalho representa a TRADIÇÃO, a MEMÓRIA e a CULTURA de Jaguaribe, ou seja,  são “bens culturais” que merecem ser tratados como “Patrimônio Cultural Imaterial” do estado do Ceará.  Sem falar do “Savoir-Faire” (Saber Fazer) do queijo Coalho como um “alimento-monumento”.    

Para ler o artigo completo basta acessar o PDF neste link.

 

5 comentários em “História do Queijo Coalho de Jaguaribe, Ceará”

    • Caro Lindon Jonhson, bom dia!

      Eu não comercializo queijo Coalho artesanal. Sou apenas um pesquisador e grande defensor dos queijos artesanais, em especial, Queijo Coalho Artesanal elaborado de leite CRU.
      Se você quer saber preço para revenda, consulte alguns produtores na aba do meu site, clicando em ONDE COMPRAR.

      Abraços e Boa sorte!

      Prof. Dr. Fernando Mourão
      Fortaleza-CE-Brasil.

      Responder
    • Sr. Joaquim Pinto da Silva, bom dia!
      Obrigado por acessar ao nosso site!
      Nós não produzimos e nem comercializamos QUEIJOS. Somos somente divulgadores e defensores do legítimo queijo Coalho artesanal.
      No nosso site clique na Aba: ONDE COMPRAR, que você encontrará diversos produtores artesanais de queijo Coalho de leite cru.
      Abraços e boa sorte!
      Prof. Fernando Mourão
      Fortaleza-CE. Brasil.

      Responder

Deixe um comentário