Inaugurado o Museu do Queijo Coalho em Jaguaribe-CE.

Foi inaugurado no dia 31 de agosto de 2019, o primeiro Museu de Queijo Coalho, na cidade de Jaguaribe, Ceará, que fica a cerca de 300 km da capital, Fortaleza.

O município de Jaguaribe tem a tradição e reputação nacional de produzir queijo Coalho de excelente qualidade. 

O Museu do Queijo Coalho está localizado numa sala no antigo e histórico prédio denominado “Palácio da Intendência”, no centro da cidade de Jaguaribe. A construção do prédio “A INTENDÊNCIA” teve início em junho de 1877 e seu objetivo era servir de “Casa de Câmara e Cadeia”.

Palácio da Intendência onde está localizado o Museu do Queijo Coalho em Jaguaribe-CE.
Foto crédito: Fernando Mourão

A solenidade de inauguração teve início com as palavras do Secretário de Educação (Seduc) do Município de Jaguaribe, Sr. Michelsen, que agradeceu o total apoio do Prefeito José Abner e sua equipe de trabalho, para a realização deste sonho. Em seguida, foi apresentado um vídeo produzido pela Expedição Gastronômica do Ceará, em que se destaca a produção do queijo Coalho artesanal em Jaguaribe e sua relação com a gastronomia.

Em seguida, falaram o Prefeito de Jaguaribe, Sr. José Abner Nogueira Diógenes Pinheiro, o Deputado Leonardo Pinheiro e o Professor Fernando Mourão, sobre a importância do Museu do Queijo Coalho e o seu significado para futuras gerações.

Sra. Maroni (responsável pelo Museu), Sr. Michelsen (SEDUC), Deputado Estadual Leonardo Pinheiro e o Prefeito de Jaguaribe, Sr. José Abner Nogueira Diógenes Pinheiro.
Foto crédito: Fernando Mourão
Prefeito de Jaguaribe, José Abner e Professor Fernando Mourão
Foto crédito: Fernando Mourão

Na sua fala, o professor Fernando Mourão destacou que o queijo Coalho artesanal é um queijo genuinamente nordestino,  que é produzido há mais de 450 anos na região Nordeste. Portanto, este produto lácteo representa a História, a Cultura,  a Tradição e a Gastronomia do povo nordestino. Ressaltou ainda que o Museu do Queijo Coalho representa um legado para futuras gerações. 

Secretário da Educação, Sr. Michelsen entregando Kit publicações ao produtor Everton (TON) e o produtor José Flávio Diógenes
Foto crédito: Fernando Mourão
 
Antiga prensa de madeira com forma retangular e o tambor de leite em metal
Foto crédito: Fernando Mourão
Antiga forma do queijo Coalho feita de madeira no formato retangular
Foto crédito: Fernando Mourão 
Visão geral do Museu com as antigas peças usadas na produção do queijo Coalho artesanal
Foto crédito: Fernando Mourão
 

Deve-se destacar que o museu do queijo Coalho conta ainda com um espaço para a exposição de publicações científicas, CD-Rom, Folders e livros que tratam diferentes aspectos sobre a produção do queijo Coalho e sua rica gastronomia,  e também um espaço dedicado ao nome dos produtores premiados em Festivais de queijos artesanais.

Exposição para consultas de publicações sobre queijo Coalho
Foto crédito: Fernando Mourão
Espaço dedicado aos Produtores Premiados em Festivais de Queijo Coalho
Foto crédito: Fernando Mourão

Resumindo, o Museu do Queijo de Jaguaribe representa um legado para futuras gerações e em especial para município de Jaguaribe que “respira e vive” em função da produção de leite e queijo Coalho de qualidade. 

 

4 comentários em “Inaugurado o Museu do Queijo Coalho em Jaguaribe-CE.”

  1. Obrigado Prof. Fernando Mourão pela sua presença na Inauguração do Museu do Queijo Coalho de Jaguaribe. Sua estado em nosso evento mostra a grandeza desse nosso espaço de Memória.

    Responder
  2. É muito bom ver um produto tão gostoso e tão consumido da nossa terra ter um lugar de destaque. Parabéns pela iniciativa de preservar a nossa cultura! Minha avó e minha mãe sempre fizeram ótimos queijos coalho nas prensas que tinham em casa.

    Responder
    • Prezada Djane Lopes, obrigado por acessar ao nosso site e deixar seu comentário. O queijo Coalho artesanal de Jaguaribe já é conhecido no Brasil inteiro e pelos cearenses que moram no exterior. O queijo Coalho artesanal representa a CULTURA, TRADIÇÃO, HISTÓRIA E GASTRONOMIA do povo nordestino. Jaguaribe tem dado sua contribuição de tradição para futuras gerações.

      Responder

Deixe um comentário