Conheça os premiados do IV Prêmio Queijo Brasil – 2018

Foto: crédito Slow Food Brasil

Foi divulgado oficialmente, no dia 13 de novembro de 2018, os resultados finais do IV Prêmio Queijo Artesanal do Brasil, pelo seu idealizador e coordenador geral, o Mestre Queijeiro Bruno Cabral.

Bruno Cabral – Presidente da Associação do comércio de Queijos artesanias do Brasil (ComerQueijo) – Foto: Internet

Na divulgação dos resultados, Bruno Cabral faz um relato histórico de como surgiu a ideia de criar o Prêmio Queijo Brasil, após participar pela primeira vez, como jurado no World Chesse Awards, em Londres, em 2013.

Portanto, quando regressou ao Brasil e “cheio de ideias” do evento em Londres, resolveu em 2014, com ajuda dos amigos do movimento Slow Food Brasil e da Revista Prazeres da Mesa criar o Prêmio Queijo Brasil.

Em novembro de 2014,  foi realizado o I Prêmio Queijo Brasil. O evento ocorreu na Escola de Gastronomia do SENAC/SP e recebeu  na época, muitos elogios dos meios de comunicação,  dos “chefs de cuisine”,  dos blogueiros, dos produtores e, sobretudo dos consumidores.  Em síntese, foi uma grande festa, que reuniu muitos produtores e Associações de produtores de queijos se unindo para ajudar na divulgação e na inscrição de 130 queijos artesanais brasileiros.

Em 2016, o II Prêmio Queijo Brasil foi realizado na Escola ETEC, em São Paulo e reuniu cerca de 230 queijos artesanais de quase todos estados brasileiros. Na segunda edição, foram convidados quatro amigos (Daniel Martins, Daniel Strongin, Falco Bonfadini e Bruno Garcia) para participarem da organização do referido evento.

Em 2017,  foi criada a Associação de Comerciantes de Queijo Artesanal Brasileiro (COMERQUEIJO), que passou a organizar e ser a proprietária do Prêmio Queijo Brasil (PQB). No III Prêmio Queijo Brasil realizado no Memorial da América Latina em São Paulo, foram inscritos 409 queijos e contou com a participação de jurados internacionais e de todo o Brasil. 

Na terceira edição do PQB foram introduzidas diversas mudanças no evento, como a introdução do troféu “Super Ouro“, aprimoramento nos critérios de julgamento dos queijos  e o retorno para os produtores das fichas de avaliação de seus queijos.

O IV Prêmio Queijo Brasil  foi realizado no período de 09 a 11 de novembro 2018, no Memorial da América Latina em São Paulo. Foram inscritos 479 queijos e contou com a participação de 24 jurados nacionais e com algumas mudanças. Dentre as mudanças realizadas destacam-se: haveria apenas um prêmio “Super Ouro” para dar mais credibilidade aos produtores que conquistaram prêmio Ouro; criação do site do evento com registro fotográficos, vídeos e áreas exclusivas para produtores.

Resumindo, o principal desafio dos organizadores do Prêmio Queijo Brasil para próximas edições é “sair de São Paulo e desembarcar em novos portos”, ou seja, levar o prêmio queijo artesanal brasileiro (PQB-2019) para outros estados brasileiros, conclui Bruno Cabral.

Neste sentido, o estado do Ceará se candidata para receber o PQB-2019. O Governo do Estado do Ceará, por meio da sua Secretaria de Pesca e Agricultura, tem interesse de trazer o V Prêmio Queijo Brasil para Fortaleza em 2019 e oferece toda a infraestrutura, logística, publicidade e parcerias necessárias para cobrir as despesas do referido evento. 

Foto – crédito ComerQueijo

Veja abaixo na íntegra o Resultados Finais do IV Prêmio Queijo Brasil:

 





Deixe um comentário