IV PRÊMIO QUEIJO BRASIL

Será realizado nos dias 07 a 11 de novembro de 2018, a Quarta Edição do Prêmio Queijo Brasil, a maior festa do queijo artesanal brasileiro. O evento será realizado no Memorial da América Latina-SP e está inserido dentro da programação do grande evento gastronômico “Semana Mesa SP”.

O Prêmio Queijo Brasil é organizado pela COMERQUEIJO (Associação de Comerciantes de Queijos Artesanais Brasileiros), além do apoio da Revista Prazeres da Mesa. Este importante evento para o Queijo Artesanal Brasileiro será realizado no Memorial da América Latina em São Paulo e está inserido na programação de outro grande evento chamado Semana Mesa SP, evento organizado pela Revista Prazeres da Mesa e que reunirá os mais importantes e prestigiados chefs de cozinha de todo Brasil e alguns convidados internacionais, além de aficionados, alunos de gastronomia e jornalistas.

Como na edição anterior, os produtores participantes terão retorno sobre a avaliação de seus produtos pelos jurados.  É uma grande oportunidade para divulgar o Queijo Artesanal Brasileiro para o maior mercado consumidor do País.

Organização pela COMERQUEIJO:

A COMERQUEIJO é uma associação sem fins lucrativos, portanto, todo valor arrecadado pela COMERQUEIJO durante o IV Prêmio Queijo Brasil será exposto e revertido em sua totalidade ao Queijo Artesanal Brasileiro por meio de pesquisa cientifica ou ações comerciais e visem a melhora da qualidade ou do comércio do Queijo Artesanal Brasileiro, sempre seguindo critérios de ética de acordo com o Estatuto desta associação.

Foto crédito: come-se.blogspot.com

Como funciona:

Os queijos inscritos para a premiação, por seus produtores e/ou representantes, serão avaliados por chefs, jornalistas, especialistas em queijos, produtores e consumidores selecionados previamente pela organização o evento.
Os queijos serão avaliados e as premiações serão realizadas por categoria.
Os critérios de avaliação serão: Aspecto e Aparência, Olfato e Aromas, Textura e Sabor.
O corpo de jurados será constituído de dois grupos: técnico e sensorial.
O corpo de jurados sensoriais tem como objetivo avaliar os queijos do  ponto de vista mais comercial, buscando qualidades gustativas e olfativas, possibilidades de receitas gastronômicas. Já os jurados técnicos avaliarão os queijos quanto aos possíveis problemas tecnológicos de fabricação.
A soma total de pontos da avaliação sensorial e técnica será determinante para a premiação do produtor do queijo. 
Retorno da avaliação ao produtor: Cada queijo inscrito no certame receberá o resultado da avaliação, com o objetivo de melhorar a qualidade de seu queijo e as condições comerciais.
A ideia deste novo formato do Prêmio Queijo Brasil é oferecer um retorno para o produtor. Além do reconhecimento por medalha pelo bom trabalho e qualidade do queijo.

Os Objetivos do Prêmio Queijo Brasil são:

– Divulgar a diversidade dos queijos artesanais produzidos em território nacional;
– Fortalecer a integração entre os agentes da cadeia produtiva do Queijo Artesanal Brasileiro (QAB), como os produtores, transportadores, lojistas, pesquisadores, consumidores e instituições governamentais;
– Reconhecer e valorizar o produtor artesanal que prioriza a qualidade de seu produto;
– Estimular a melhoria da qualidade dos queijos por meio do intercâmbio de conhecimentos entre produtores, consumidores e especialistas;
– Estimular a ampliação do mercado consumidor dos queijos artesanais brasileiros;
– Promover o debate sobre a necessidade de atualização das legislações vigentes, a fim de compreender a nova realidade do QAB.

Para mais informações, acesse ao link abaixo:

http://premioqueijobrasil.com.br/index.php/inscricoes/como-funciona

Fonte: Site oficial do IV Prêmio Queijo Brasil 

Deixe um comentário