Visita à queijaria Paixão

No dia 26/01 visitamos a queijaria Paixão, que fica localizada no Sítio Paixão no município de Guaiubá-CE, cerca de 50 km de Fortaleza.

Foto: Fernando Mourão

Fomos muito bem recebidos pelo Sr. Dálvaro Jales Paixão e seus familiares.  Dálvaro e a esposa nos acompanhou na visita a Queijaria e contou como tudo começou. A propriedade produz leite de vaca Jersey há oito anos e começou a produzir queijo Coalho artesanal há dois anos, depois que deixou de fornecer leite cru resfriado para uma empresa multinacional. Dálvaro que é Engenheiro Civil, conta que teve que investir muito em infraestrutura, para fornecer leite de qualidade para a empresa multinacional e que não compensava o preço pago pelo litro do leite. Diante, deste “impasse financeiro”, resolveu processar seu próprio leite e vender os produtos derivados do leite, como iogurte, doce de leite e queijo Coalho. Atualmente, a propriedade produz 200 litros de leite por dia, exclusivamente de vacas Jersey, que são destinados para a produção de queijo Coalho e iogurte com diversos sabores. 

Vacas raça Jersey em estado de lactação. Foto: Fernando Mourão

A queijaria encontra-se próxima ao setor de ordenha mecânica, facilitando o transporte do leite cru e foi construída conforme as normas higiênica-sanitárias. Deve-se ainda ressaltar que o empreendimento no sítio gera trabalho e renda para quatro pessoas no campo, desempenhando, portanto, um importante papel social.

Visão geral do interior da queijaria Paixão 
Foto: Fernando Mourão.

Em nossa visita, tivemos a oportunidade de degustar queijos Coalho fresco, curado, com tomate seco e assado no espeto. Todos muito deliciosos e aprovados. Uma característica do queijo Coalho Paixão, que chamou nossa atenção foi a presença de olhaduras lisas e brilhantes, devido a presença, provavelmente, de bactérias propiônicas no leite cru.  Queijos com olhaduras lisas e brilhantes parecem exercer um fascínio especial sobre os consumidores em geral. Parece existir uma associação quase automática entre o conceito de um bom queijo e a imagem de um produto cheio de orifícios regulares e ovais.

Foto crédito: Ana Augusta

Toda a produção é vendida diretamente ao consumidor, por meio do whatsApp (85-98899.4128) ou Instagram (Sítio Paixão).

Queijo Coalho com condimento e Queijo Coalho natural
Foto: Fernando Mourão

Resumindo, a queijaria Paixão é um belo exemplo, que quando a coisa é feita com profissionalismo e amor tem tudo para dar certo. Parabéns a família Paixão e muito sucesso no negócio.

Queijo Coalho maturado com 30 dias
Foto: Fernando Mourão

11 comentários em “Visita à queijaria Paixão”

  1. É perfeito. Alem de saboroso eu sei da qualidade, do cuidado que é produzido, da higiene…. e do principal ingrediente que vcs tem “o amor”. Tudo que é feito com amor, é o melhor. Fico feliz e orgulhoso pelo reconhecimento. Deus os abencoe .

    Responder
  2. Conheço a dedicação, esmero e a qualidade da fabricação do “Queijo Coalho da Família Paixão” produzido exclusivamente com o fenomenal Leite Jersey.
    Parabéns Dalváro J Paixão

    Responder
    • Caro Flamarion Feitosa, mais conhecido por “Costinha”, obrigado por acessar nosso site e deixar seu comentário.
      Realmente, o Sítio Paixão produz queijo Coalho de excelente qualidade, sob o comando do Engenheiro Civil Dálvaro J. Paixão.
      Não resta dúvida que o queijo Coalho artesanal (leite cru) produzido com leite de excelente qualidade, proveniente de produção própria de vacas Jersey resultará num queijo de EXCELENTE QUALIDADE.
      Valeu amigos Costinha e Dálvaro!
      Viva o gado Jersey que chegou para ficar no Ceará!

      Responder

Deixe um comentário