Palavra inicial

Prezado(a) leitor(a),

HOJE estamos lançando na Internet o site “Queijo Coalho Artesanal”, um antigo sonho que  se tornou realidade. A ideia de criar esse site surgiu da necessidade de levar informações aos consumidores das qualidades sensoriais e propriedades funcionais do Queijo Coalho Artesanal, um produto lácteo que tem a cara e o DNA do interior do Nordeste do Brasil.

O queijo Coalho ou “queijo de coalho”, como é mais conhecido, é um produto lácteo típico da região Nordeste do Brasil, onde é elaborado a partir do leite de vaca cru desde o século XVI.

O queijo Coalho representa a cultura, história e gastronomia da região Nordeste. Fazendo parte dos hábitos alimentares da população do Nordeste, o queijo Coalho artesanal destaca-se como um ingrediente importante de diversas iguarias típicas da região Nordeste, como o baião de dois, o mun­gunzá, a tapioca, a pamonha, espetinho de queijo Coalho e tantas outras delícias que são servidas em bares, restaurantes, hotéis e nas praias.

Quando degustamos uma iguaria, como o queijo Coalho artesanal, estamos, na verdade, provando um sabor ligado à sua história familiar, ao espaço geográfico e ao tempo geracional, ou seja, que é transmitido de geração em geração. O queijo Coalho, ao longo da História do Brasil, passou por um processo de inserção no paladar das pessoas, tornando-se, para muitos, o alimento com mais genética nordestina nos tempos atuais, fazendo parte da rica gastronomia nordestina.

A produção artesanal de queijo nos estados do Nordeste é uma atividade relevante para a economia, por se tratar de um produto lácteo muito consumido pela população local e pelos turistas que visitam a Região.

A fabricação do queijo Coalho artesanal demanda grande volume de leite e envolve uma parcela considerável de pequenos e médios produtores familiares para os quais esta atividade econômica representa fonte de renda e trabalho no campo.

O queijo Coalho é um produto típico da propriedade familiar do sertão nordestino, onde a pecuária leiteira ainda encontra água suficiente para o crescimento de pastagens para a alimentação do gado leiteiro. Desprovida de sofisticação tecnológica, a queijaria nordestina inclui-se entre os poucos empreendimentos adequados para alterar o perfil socioeconômico de pequenos municípios da Região. Muitas vezes, o que distancia esse potencial de um futuro promissor e concreto é a ausência da organização cooperativista, de apoio financeiro de crédito oficial (governo federal, estadual e municipal) e de programas de aperfeiçoamento técnico dos produ­tores de queijos artesanais.

O mais difícil, na verdade, já existe, que é a marca forte “Queijo Coalho” de uma tradição que sobrevive há mais de quatro séculos.

Esperamos que este site tenha vida longa e alcance seus objetivos (veja abaixo).

Contamos com a sua colaboração na divulgação deste site junto aos produtores de queijo Coalho e seus apreciadores no Brasil e no Exterior.

Portanto, sinta-se convidado (a) a participar desse site, dando sua opinião ou expressando seu ponto de vista sobre os assuntos tratados. Sua opinião é muito importante para melhoria continua deste site.

Forte abraço e vamos em frente!

Objetivos

Este site tem como objetivos em mente, desenvolver e priori­zar as seguintes ações no sentido de:

  • Regulamentar a produção de Queijo Coalho artesanal para sair da informalidade;
  • Levar informações aos consumidores sobre as qualidades sensoriais e a segurança alimentar do produto arte­sanal elaborado com leite cru.
  • Chamar a atenção das autoridades governamentais e sanitárias sobre a importância da legalização desta atividade eco­nômica que emprega milhares de pessoas no Nordeste do Brasil.
  • Mostrar por meio de estudos científicos recentes, que é possível produzir queijos com leite cru, com segurança alimentar.
  • Defender os interesses dos produtores de queijos artesanais do Nordeste do Brasil.

12 comentários em “Palavra inicial”

    • Prezada Maira Santos obrigada pelo seu acesso ao nosso site.
      O queijo Coalho é realmente um queijo que tem a cara da gastronomia nordestina e que pode ser utilizado como ingrediente em muitos pratos.
      Virão muitas novidades sobre este queijo genuinamente nordestino e brasileiro.
      Sinta-se sempre à vontade para expressar sua opinião.
      Abraços,

      Responder
    • Prezada amiga Selene Benevides, muito obrigado pelas suas palavras de elogios e apoio. Você ficará registrada como a primeira a fazer comentário no site.
      O site foi criado com o objetivo de levar informações e ouvi também a opinião d@s leitor@s.
      Continue nos acompanhando e enviando seus comentários.
      Abraços e vamos em frente!

      Responder
    • Obrigado prezado Lailton.
      A informação é muito importante na vida atual e sobretudo, para nossa qualidade de vida e saúde.
      Um dos objetivos deste site é levar informações aos consumidores, sobre um produto lácteo genuinamente nordestino e que poucos conhecem sua origem e suas qualidades nutritivas e funcionais.

      Responder
  1. Professor Mourão,

    fico imensamente feliz de ver uma iniciativa como esta se concretizando. Penso que este pode ser um importante espaço para a divulgação de informações e mesmo para o debate sobre a viabilidade sanitária e valorização dos queijos coalho de leite cru. Só o Ceará possui, pelo menos, três regiões produtoras, cada qual com suas características – sem falar de outros estados nordestinos. Este tipo de queijo é uma de nossas importantes riquezas culinárias; um tipo de comida experiente, com séculos de história. Um sabor inesquecível que expressa não apenas saberes acumulados aos longo do tempo (tecnologias e estratégias alimentares), mas também muitos afetos, memórias e pertencimentos. Trata-se, inegavelmente, de um produto com imenso potencial gastronômico e valor cultural diferenciado.

    Sigo acompanhado o site! Parabéns pela iniciativa.

    Responder
    • Prezada Fátima Fárias,

      Muito obrigada, por sua sinceridade e suas palavras de apoio e estímulo à criação deste ESPAÇO.
      Realmente, este site foi criando para divulgação de informações aos consumidores e também para o debate sobre a viabilidade sanitária e valorização do queijo Coalho elaborado de leite cru.
      O Queijo Coalho representa uma riqueza cultural,a história e a gastronômica do Nordeste e em especial do estado do Ceará. Existem muitas coisas que envolvem sua produção e que precisam ser pesquisadas e compreendidas.
      Sinta-se sempre à vontade, para expressar seus comentários, neste site.
      Abraços e vamos em frente!

      Responder

Deixe um comentário