Homenagem póstuma ao amigo e chef Fernando Antônio Botelho Barroso

Foi com muita tristeza que tomei conhecimento do falecimento do amigo e Grand Chef Fernando Barroso, na noite do dia 18 de julho de 2023. Eu tinha conhecimento que o Fernando Barroso lutava bravamente contra uma doença terrível (câncer) na garganta. Ultimamente, ele se alimentava, por meio de uma sonda gástrica. Mesmo com todo este sacrifício de vida, Fernando Barroso mostrava-se uma pessoa resignada, carinhosa e amável com as pessoas. Esse foi o meu sentimento no último encontro, que tivemos, no seu apartamento.

  • Chef Fernando Barroso (1956-2023) embaixador da hospitalidade e gastronomia cearense. Foto da Internet

Mas aqui, gostaria de prestar esta homenagem póstuma ao meu amigo marista Fernando Barroso recordando os bons momentos que passamos juntos no Colégio Marista Cearense (tempo do primário ao colegial). Muitos anos depois, nos encontramos e fizemos algumas parcerias em prol do queijo Coalho artesanal do Ceará. Senão, vejamos:

Não esqueço jamais a agradável surpresa que o amigo Fernando Barroso aprontou, no lançamento do nosso livro Queijo Coalho Artesanal do Nordeste do Brasil, em julho de 2017, no Banco do Nordeste. Na véspera, Fernando Barroso me pediu duas peças de queijo Coalho artesanal e me disse que iria preparar uma surpresa no dia do lançamento do livro. Dito e feito! O Chef de Cuisine Fernando Barroso (e sua equipe) preparou e serviu dois pratos a base de queijo Coalho artesanal que deixou o público presente, simplesmente encantado!

  • Fernando Barroso, Fernando Mourão e Maria Teresa, no lançamento do livro no BNB.
  • Foto crédito: Carlos Mourão.

Minha eterna gratidão ao Fernando Barroso, pela entrevista no CEARÁ À MESA, em dezembro de 2017. Confira no link abaixo a entrevista completa no Programa Ceará à Mesa, da TV O POVO. https://www.youtube.com/watch?v=Bb_hajeox_E&t=30s

Também não poderia deixar de agradecer sua generosidade na divulgação do nosso trabalho em prol do queijo Coalho artesanal, por meio de chamadas nas Rádios CBN e Nova Brasil.

Mesmo com a saúde debilitada Fernando Barroso coordenou uma entrevista com o conhecido Sr. Raimundo do Queijo, delegando a realização ao amigo André Silvestre, com minha participação.

Resumindo, Fernando Antônio Botelho Barroso, mais conhecido como Chef Fernando Barroso deixou o legado da hospitalidade e gastronomia cearense para futuras gerações. Descanse em paz meu amigo marista!

3 comentários em “Homenagem póstuma ao amigo e chef Fernando Antônio Botelho Barroso”

  1. Meu Amigo Fernando, vou sempre lembrar uma passagem na nossa Adolescência, Quando você e outro amigo me socorreram ao eu cair da escada do IBEU.
    Memórias gastronômicas as tenho também, pois aprecio um bom queijo e tenho especialização em Tecnologia de Alimentos.
    Descanse em paz .

    Responder
  2. Um amigo como poucos que levei por toda a vida….Um dos seres humanos mais generosos e humildes que conheci, desde os bancos escolares do Colégio Cearense…Sempre vai ser eterno no meu coração

    Responder

Deixe um comentário