Expedição jornalística Ceará Gastronômico estará em Jaguaribe/CE

Realizada pelo O POVO e Rádio O POVO/CBN, a Expedição Jornalística Ceará Gastronômico percorrerá, cerca de 2 mil quilômetros, visitando municípios do Estado do Ceará, no período de dezembro de 2018 a janeiro de 2019.

A expedição gastronômica será realizada por meio de um ônibus-estúdio todo adequado e tem como objetivo principal realizar um mapeamento da culinária tradicional cearense.

 Ônibus-estúdio usado na excursão gastronômica no Ceará.
Foto crédito: Camila de Almeida/O POVO

A partir dos resultados apurados desta expedição serão gerados um documentário, um livro sobre a narrativa da expedição e entrevistas, um caderno de receitas e quatro concertações. A iniciativa tem parceria com o Observatório Cearense da Cultura Alimentar (OCCA), que integra três instituições: a Universidade Estadual do Ceará (UECE), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a Associação de Chefs de Cozinha do Ceará (ACC). Representantes do OCCA integram a comitiva e vão colaborar para a produção do livro e do documentário. O projeto conta, ainda, com a consultoria técnica do Chef  Fernando Barroso.

No decorrer da Expedição Gastronômica, haverá quatro concertações com debates, troca de receitas e roadshows de produtores. Os ouvintes da Rádio O POVO/CBN podem conferir flashes, diariamente, no decorrer da programação.

Rotas – Expedição Jornalística Ceará Gastronômico

Rota das Capitais: de 15 a 18 de dezembro de 2018
Municípios: Redenção, Aquiraz e Fortaleza

Rota das Serras: de 19 a 22 de dezembro de 2018
Municípios: Mulungu, Aratuba e Guaramiranga

Rota dos Cordéis: de 3 a 6 de janeiro de 2019
Municípios: Jaguaribe, Juazeiro do Norte e Crato

Rota Iracema: de 9 a 13 de janeiro 2019
Municípios: Ipú, Guaraciaba do Norte, Ubajara e Viçosa do Ceará

Rota Icapuí e Capital: de 16 a 18 de janeiro de 2019
Municípios: Icapuí e Fortaleza

No dia 03 de janeiro de 2019, a Expedição Gastronômica estará no município de Jaguaribe, a terra do queijo Coalho artesanal.

Parabéns pela brilhante iniciativa do grupo jornalistico O POVO que tenta resgatar os valores da culinária cearense.

Fonte: Anuário do Ceará 2018/2019.

Deixe um comentário