Curso ministrado por Marly Leite foi um sucesso

O curso sobre queijos artesanais de leite cru ministrado pela mineira Marly Leite, na Fazenda Timbaúba, localizada a 18 km da cidade de Hidrolândia-CE, foi um sucesso e deixou saudades nos participantes. No total participaram 17 pessoas ligadas aos queijos artesanais, como produtores artesanais, professores universitários, professores do IFCE, representantes do Sebrae-CE, BNB, comércio de queijos artesanais, estudantes, dentre outros.

Participantes do Curso Panorama Geral do Queijo Artesanal Turistando na Fazenda Timbaúba-CE.
Marly Leite instrutora do curso

Segundo as palavras da própria Marly Leite: gostaria de agradecer a família da Sheilane pelo acolhimento e atenção, em especial, por proporcionarem o compartilhamento de tantos saberes. Agradeço também aos demais participantes, pelos excelentes momentos de conhecimentos e conversas boas. Estou imensamente feliz por ter tido a oportunidade de participar do curso, aprender e construir novas amizades.

Na realidade, a produtora mineira Marly Leite é uma grande detentora do conhecimento (e savoir-faire) sobre queijos artesanais de leite cru e sua vinda ao Ceará representa um legado de conhecimentos para atual e futuras gerações de produtores de queijos artesanais.

O Curso teve a duração de dois dias intensos, com muitas informações e troca de experiências entre os participantes, o que enriqueceu o grupo e fortaleceu as amizades queijeiras. Dentre os temas abordados no Curso ministrado por Marly Leite, destacamos:

Visão Geral do Queijo Artesanal – A Arte de Saber Fazer Ancestral. Neste tópico do curso foram tratados assuntos relacionados a Higienização e Condutas, ou seja, a importância da higienização e organização em todo ambiente de processo, desde a ordenha do leite a expedição do produto final, deve ser devidamente limpo e organizado. Foram abordados os passos essenciais para atingir este objetivo. Também foram abordados pontos importantes sobre a Maturação de queijos, com diferentes tipos de mofos e cascas. Marly Leite falou ainda sobre a maturação do seu Queijo Senzala. Ele foi o ganhador da primeira Medalha Super Ouro para o Brasil no Mundial du Fromage, realizado na Franca em 2017. O queijo Senzala é um queijo enzimático de leite cru com massa prensada, semi crua e cozida, o que resulta na explosão de sabores de acordo com a maturação.

O Segredo para Fabricar um Queijo Campeão – o curso foi elaborado para que os alunos se inspirem e levem a cultura queijeira cada vez mais longe, como seu legado.

Formação de Paladares como se formam os paladares dos queijos e como podemos detecta-los por meio dos nossos seis órgãos sensitivos. Análises: sensorial x mecânica. Famílias Tecnológicas: massa, casca, prensagem e massaroca. Famílias de queijos – Subdivisões: Lácteos, Enzimático e Artesanal. Leite cru e pasteurizado. Cascas – Florida, lavada, sem casca, rústica, aromatizada e saborizada. Massas
Mole, dura, cozida, semi-cozida e olhaduras. Prensagem – Mecânica x Gravidade. “Massaroca” – Mistura ou cruzamento de possibilidades.

DEGUSTAÇÃO GUIADA DE QUEIJO E HARMONIZAÇÃO – observações e anotações. Foram dadas dicas de como harmonizar queijos artesanais de leite cru. Em síntese, como harmonizar os queijos artesanais com as frutas, os doces, as geleias, os vinhos, as cervejas, e outros produtos alimentícios.

Degustação às Cegas

Degustação às Cegas – Neste tópico, o curso se propõe a mostrar uma experiência recreativa e construtiva, ou seja, a formação e aprimoramento do paladar de apreciadores e profissionais, propondo uma análise degustativa e olfativa de queijos com os olhos vendados (veja foto ao lado).

Estivemos presente no evento para prestigiar, aprender coisas novas e fazer novas amizades queijeiras. Na oportunidade, agradecemos ao casal Sheilane & Edvando Rosa que nos recebeu com muito carinho na Fazenda Timbaúba. Este casal vem realizando um excelente trabalho em prol da valorização do queijo Coalho artesanal do Ceará. Parabéns a Marly Leite por compartilhar todo seu conhecimento e despertar no grupo de novas possibilidades para produzir queijos artesanais diferenciados e ricos em sabor, criando assim mais condições de renda e sobrevivência no mercado. Definitivamente, o município de Hidrolândia entrou no mapa do queijo artesanal do Ceará.

Na oportunidade, gostaria de agradecer ao meu primo José Maria Mourão que nos proporcionou o transporte e a hospedagem no Haras Mourão, em Hidrolândia-CE.

Para finalizar esta matéria gostaria de mostrar esta linda paisagem do amanhecer no sertão de Hidrolândia, Ceará, Brasil. A semente foi plantada e em breve teremos frutos no Ceará.

Ordenha do leite na Fazenda Timbaúba – Foto crédito: Assis

Para seguir Marly Leite no Instagram acesse: https://www.instagram.com/soumarlyleite/

10 comentários em “Curso ministrado por Marly Leite foi um sucesso”

  1. Parabéns meu professor e.mestre queijeiros e de muito mais.
    Matéria belíssima com riqueza de detalhes deste curso FANTÁSTICO com nossa irmã queijeira e SUPER premiada Marly Leite.
    Gostaria de subscrever suas palavras a este casa maravilhoso que fazem um trabalho fantástico no sertão desta querida HIDROLÂNDIA. Parabenizar e agradecer a presença das mestres e mestrandas do queijo. Aos amigos este casal Assis e esposa e demais participantes. DEUS abençoe a todos e VIVA O QUEIJO ARTESANAL ,

    Responder
    • A gratidão é inteiramente nossa! Momento especial em nossas vidas! Nunca imaginávamos conhecer tantas pessoas importantes da cadeia produtiva do queijo nordestino, e principalmente, com tamanha simplicidade e paixão pela arte do queijo artesanal!

      Responder
      • Caro Assis Ferreira, obrigado por acessar nosso site e fazer seu comentário.
        Realmente, a presença de tanta gente importante e defensoras dos queijos artesanais foi Momento especial e histórico.
        Deu para você sentir que as pessoas que amam e valorizam os queijos artesanais são simples e se entendem facilmente.
        A produção de queijos é a combinação do CONHECIMENTO + ARTE.
        Portanto, VIVA OS QUEIJOS ARTESANAIS DE LEITE CRU.

        Responder
    • Caro amigo Ítalo Diógenes, boa tarde!

      Obrigado por acessar nosso site e deixar seu lindo comentário sobre a matéria.
      Como disse na matéria, foi um privilégio ter a Marly Leite no Ceará. Ela é uma DETENTORA do CONHECIMENTO sobre queijos artesanais, com reconhecimento na França. Portanto, ela veio aprender um pouco sobre o nosso Queijo Coalho Artesanal (receita do Ceará) e nos ensinar novas técnicas e experiências de maturação dos queijos artesanais. Resumindo, foi uma troca de experiências muito rica para todos participantes do Curso. VIVA O QUEIJO ARTESANAL DE LEITE CRU.
      Forte abraço e fique na PAZ DE DEUS!
      Prof. Fernando Mourão
      Fortaleza-CE.

      Responder
  2. Vivenciamos uma intensa e prazerosa imersão na história do queijo artesanal brasileiro. O Sr tem razão professor Fernando Mourão, Hidrolândia entrou para o mapa de queijos artesanais do Ceará, graças a ousadia desse brilhante casal, Sheilane e Edvandro. Com certeza teremos muito o que celebrar além de, boas histórias para contar! Parabéns professor pela bela matéria!

    Responder
    • Muito obrigado pelo seu comentário, caro Assis Ferreira.
      Veja como é apaixonante e prazerosa a imersão nos queijos artesanais. Acabei conhecendo você (e outras pessoas) e também seu trabalho em prol da valorização dos queijos artesanais, no curso na Fazenda Timbaúba.
      Agora somos amigos queijeiros!
      Abraços e muito sucesso no seu negócio!

      Responder
  3. Minha eterna gratidão a todos !
    Não sei escrever coisas bonitas .
    Que Deus abençoe a todos q fizeram esse momento ser possível em especial a minha cunhada Silvana pq sem ela eu não conseguiria . Sem ela nós teríamos desistido . Espero q estejamos todos juntos novamente muito em breve .❤️

    Responder
    • Querida Sheilane, boa tarde!
      Você e o seu marido (Edvando) foram os principais responsáveis para que o Curso ministrado pela Marly Leite acontecesse na Fazenda Timbaúba em Hidrolândia-CE. O curso e encontro queijeiro foi maravilhoso e deixou muitas saudades!❤️
      Com a realização deste Curso pela Marly Leite, Hidrolândia foi inserida no mapa do queijo Coalho artesanal.
      Abraços e muito sucesso!

      Responder
  4. Simplesmente gratidão por este lindíssimo resumo!
    Acredito que o encontro tenha atingido o objetivo de fomentar novas experiências e trazer reforço para este momento tão importante que o Brasil está vivendo: Resgate de memórias num Saber Fazer Ancestral Prático e Empírico, mas com qualidade e segurança no autocontrole.
    E viva o queijo artesanal sustentável ❤️

    Responder
    • Prezada Marly Leite, muito obrigado por acessar nosso site e deixar seu comentário.
      Sua vinda ao Ceará, mas precisamente na Fazenda Timbaúba em Hidrolândia para compartilhar
      seu conhecimento e sabedoria sobre Queijos Artesanais foi muito importante e ficou registrada.
      Com certeza, o Encontro Queijeiro no Ceará atingiu seus objetivos e deu grande força e alento para produtores cearenses.
      O Brasil está passando atualmente por um grande momento, na valorização e redescoberta dos queijos artesanais, ou seja, o resgaste de receitas dos nossos ancestrais, agregando qualidade e segurança aos produtos artesanais e autocontrole na sua produção. Muito obrigado pela sua vinda ao Ceará e volte sempre que puder! Para finalizar transcrevo esta frase que consta na minha tese de doutorado na UFV-MG (2005):
      “O queijo Coalho não é apenas uma iguaria regional.
      É uma injeção de vitalidade num Brasil que deixou
      de apostar na sua própria força”.
      (Cláudio Cerri)

      Responder

Deixe um comentário