Fiscalização de produtos artesanais de origem animal passa a ser feita nos estados

Já está em vigor no Brasil a lei federal que transfere para os estados e o distrito federal a fiscalização de produtos artesanais de origem animal. Com a nova lei, o produtor que tem selo S.I.E poderá comercializar seus produtos artesanais para todo Brasil. Na prática, isto significa um grande avança para produtos artesanais de origem animal no País, e sobretudo, a geração de novos empregos e renda no campo, hoje, um dos maiores problemas no Brasil.

Ao contrário do que alguns órgão públicos federais e seus afiliados propagam, os produtos artesanais de origem animal, não representam perigo à saúde pública. Primeiro, porque não produzidos em pequenas quantidades e sobre o controle de qualidade da matéria prima e o processo de fabricação (BPP e BPF) como determina a nova lei. Segundo, muitos produtores sairão da clandestinidade ou informalidade, pois terão que registrar seus produtos. Em síntese, o Brasil deu um grande passo no sentido de proteger a tradição, a cultura e a gastronomia de seus produtos artesanais, como os queijos artesanais. Confira os detalhes no vídeo abaixo.

http://g1.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/videos/v/fiscalizacao-de-produtos-artesanais-de-origem-animal-passa-a-ser-feita-nos-estados/6904416/

Deixe um comentário